Comemoração

Laboratório Rouget Perez celebra 96 anos

Estabelecimento é o terceiro de patologia clínica em funcionamento no RS e o primeiro na Zona Sul

Carlos Queiroz -

No último dia 26 de março, o laboratório Dr. Rouget Perez completou 96 anos de serviços em Pelotas. Fundado no ano de 1926, é o primeiro laboratório de patologia clínica a funcionar na Zona Sul e o terceiro no Estado do Rio Grande do Sul.

Localizado há 45 anos no característico prédio da rua 15 de Novembro, o estabelecimento foi fundado por João Rouget Perez, pelotense que estudou na Escola de Medicina em Paris. Em 1926, juntamente com o doutor Pedro Pirajá Martins, ele deu início ao Laboratório Pasteur em Pelotas, o qual era voltado à fabricação de vacinas. No início o local se chamava Pasteur, mas com a morte de João Rouget Perez, em 1964, a família decidiu homenageá-lo, alterando o nome do espaço.

Quase dez décadas depois, o local acompanhou a passagem dos anos e se moldou à modernidade, como conta a administradora e neta de Rouget Perez, Margarida Moura, 67. “Nós evoluímos muito tecnologicamente. Ainda temos alguns exames que são feitos manualmente, mas a maioria dos nossos exames já é automatizada”, aponta.

Com a pandemia, novos desafios

É fato que a pandemia da Covid-19 trouxe desafios que afetaram diversos setores. E com o laboratório não foi diferente. Margarida relata que os primeiros meses em meio à crise sanitária foram assustadores. “Ficamos muitos preocupados no início, as pessoas tinham medo. Nosso movimento caiu e precisamos nos adaptar”, desabafa.

A partir da dificuldade, foi necessário se reinventar. O laboratório passou a oferecer, por um período, coleta domiciliar gratuita para grupos de risco e também realizou mudanças na estrutura para receber os pacientes. O fluxo de pessoas passou a aumentar com a chegada dos exames capazes de detectar o coronavírus. Nesta época, metade dos exames realizados no estabelecimento passou a ser para a detecção da Covid.

Dias atuais

Atualmente, o laboratório oferece serviços como exames de sangue, biologia molecular, citopatologia, hormônios, marcadores tumorais, microbiologia, urinálise, entre outros. O Rouget Perez conta com 24 funcionários e realiza cerca de 19 mil análises por mês. Há 45 anos na empresa, Margarida não esconde a satisfação com o trabalho do laboratório e mira novas conquistas. “Tenho muito orgulho do nosso caminho e do que vem pela frente”, finaliza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casos de covid-19 somam 7.210 em 24h Anterior

Casos de covid-19 somam 7.210 em 24h

Uma Copa do Mundo deliciosa Próximo

Uma Copa do Mundo deliciosa

Deixe seu comentário